Como perder o medo de falar em público?

Posted by on 30 de Janeiro de 2012 in Desenvolvimento Pessoal, Marketing de Rede | 10 comments

Como perder o medo de falar em público?

Por muitos considerada uma grande fobia (de nome glossofobia), nas estatísticas está à frente da fobia das aranhas, das alturas, de voar e até mesmo da morte. Três em cada quatro pessoas sofrem de ansiedade ao falar.

Eu incluía-me nesta estatística, aliás pensava que não conseguiria nunca perder este medo. Mas tenho uma boa noticia, esta capacidade pode ser desenvolvida, eu aprendi e vou tentar ensinar  alguns princípios básicos.

Aceitar e dominar o medo
Enquanto não reconheceres que tens medo nunca o vais superar. Depois de o reconheceres, faz um esforço para superares o medo. Decide que queres deixar de ter medo e que vais conseguir falar em público. O pior que podes fazer é evitares falar em público, escondê-lo. Poderá ser devastador para a tua carreira e se o esconderes o medo poder crescer.
Liberta-te da perfeição
Ninguém é perfeito e, nunca as coisas correm como planeamos por mais que faças ensaios. Aceita os erros que vão acontecer. Quando isso acontecer, tenta recuperar a calma rapidamente e seguir em frente. O mais provável é que ninguém se aperceba. Se pensares que só vais falar quando sair perfeito, nunca vais falar.
Conhece a tua matéria
Vais te sentir realmente confiante quando dominares por completo o assunto sobre o que vais falar. Muito  provavelmente, tu já és um especialista no assunto. Portanto, aproveita o facto de teres um conhecimento valioso para partilhares. Se isso não acontecer, pesquisa, estuda e prepara-te até sentires a confiança. Tens que te sentir entusiasmado e contente com o assunto. Se o assunto for aborrecido, aprende uma anedota, uma citação ou um elemento de interesse para o público que vais falar.
Pratica. Pratica. Pratica.
Até o melhor pianista do mundo teve que praticar horas a fio, com esforço, até chegar ao recital. Passa-se o mesmo com um bom orador, ninguém nasce ensinado, para ser reconhecido como um bom orador. Já imaginas-te o número de horas e palestras que essa pessoa deu até ter ganho o estatuto. Da próxima vez que fores orador prepara-te com tempo suficiente, organiza o material e pratica o discurso. Há uma regra de ouro que comigo funciona às mil maravilhas, quanto mais falo em público mais à vontade me sinto e sei que melhor são as minhas palestras.
Presta atenção ao público
Tu não te podes preocupar com o que os outros pensam de ti, quando estás a falar, o teu público é a estrela. Então sorri, mantêm o contacto visual e incentiva a interação, atraindo-os para a apresentação e faz perguntas relevantes. Isso ajuda a tirar a pressão e os olhos de cima de ti e torna-te um orador mais dinâmico e simpático.
Imagina o sucesso
Nunca visualizes os aspetos negativos. Visualiza-te em cima do palco com a multidão a aplaudir, ao rubro, todos felizes. Se fizeres isto o teu cérebro e corpo vão-se programar para o sucesso. A minha dica antes de começar uma palestra é: costumo dizer sempre “Vai correr tudo bem, eu vou conseguir transmitir a mensagem”, para além disso imagino o calor de uma sala quando é dada uma palestra extraordinária, imagino a reação das pessoas e o que se vai passar depois.
Sente-te bem e transmite
Relaxa, descontrai e transmite a sensação de bem estar. Isso ajuda a ficares mais confiante diante do teu público. Ter uma boa noite de sono ajuda a estares descansado. Não comas em demasiado antes da palestra. Usa roupa em que te sintas confortável, com a qual te sintas bem e confiante

Para mim o mais importante é decidires que é chegada a hora de avançares e colocares acção para que este medo seja superado.

Forte Abraço e Beijinho Grande

10 Comments

  1. Excelente artigo Bia!
    Eu mesmo já sofri horrores quando tinha de falar em público. A boca secava, minhas pernas tremiam e minha voz quase sumia 🙂
    Suas dicas são ótimas e super úteis a todos os profissionais que precisam falar em público.
    Parabéns!

  2. Afinal Tiago já descobri que eu não era a única. eheheh
    Sucesso
    Bia Pomar

  3. Nice to read your blog

  4. Thanks Alice

  5. Olá Bia: hoje tivemos com tua apresentação sobre “falar em público” , um verdadeiro clássico. Gostei muito. E o medo de falar é um dos maiores “travões” que seguram o sucesso de qualquer pessoa; principalmente as que precisam divulgar seus negócios. Por mim quero te agradecer o esforço que fizestes para nos apresentar esta obra prima. PARABÉNS e muito, muito obrigado. Que continues a brilhar no Palco e na vida. Abraço a ti e ao Rui Lemos.

  6. Obrigada Newton
    Espero que a conferencia te tenha dado muitas dicas e que também tu comeces a brilhar mais e mais cada dia que passa.
    Sucesso
    Bia Pomar

  7. Ola Bia!
    Na verdade, o medo é o pior inimigo do homem. E de superaçao em superaçao, nos aproximamos do sucesso. Essa coragem é aquilo que todos nos precisamos e tu és disso um exemplo vivo.

  8. Olá Francisco, obrigada pelo teu comentário e carinho.
    É como pessoas como tu que aprendemos e fazemos por nos superar e dar o melhor.
    Sucesso.

  9. Querida Bia, és uma maravilha e ver-te crescer como pessoa é um orgulho e um privilégio. Hoje nada te faz frente. Quem te viu e quem te vê. Sabes ainda ter o receio mas sabes que tem de ser feito e não te deixas vencer pelo pânico.
    Beijocas

  10. E tudo graças a ti e graças a que me apoias e me ajudas todos os dias.
    Obrigada por estares sempre a meu lado.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como perder o medo de falar em público? | MarketingdeRede.com - [...] mais em: Eu. o Marketing de Rede e o Internet Marketing…

Submit a Comment

CommentLuv badge


SEO Powered By SEOPressor